quarta-feira, 18 de maio de 2011

Há alturas que me dá para reflectir. Ou para fazer retrospectiva da minha vida até agora. Ou para ficar a sonhar, de olhos abertos, com o que o futuro me reserva.
Não ando cá assim há muitos anos, mas já perdi algumas pessoas pelo caminho. Ou porque insconscientemente me afastei, ou porque a vida me afastou dessas pessoas, sem ninguém querer.
E tenho saudades.
Tenho saudades da Vânia, a melhor amiga da primária. Das tardes inteiras a inventar casamentos com as barbies, das receitas malucas com erva e areia, das cópias e dos ditados que a minha mãe nos obrigava a fazer (e que hoje lhe agradeço muito!).

Tenho saudades da Maria, a melhor amiga do básico. A amiga com quem andava 20 mil vezes à volta daquela escola pequena, a cuscar tudo, a desabafar tudo, a rir de tudo.
Tenho saudades da Anabela. A loira mais maluca que conheci, e que ainda hoje é capaz de saltar pela janela do carro para me dar um beijo. Mas a vida afastou-nos. E eu também.
Tenho saudades da Elsa. Daquelas amigas que ainda hoje me aquece o coração. Daquelas amigas que se pode estar meses sem ver, mas quando isso acontece,
é como se tivesse passado um dia. Prometemos um almoço, um café, um passeio. E a vida continua.
Tenho saudades da Eduarda. As rapariga que me acolheu com todo o coração quando eu era a "miúda nova na escola" no 12º.
Tenho saudades da Li. A gótica que passou a mulher de arrasar. A amiga de olhos azuis que me abraçava enquanto me chamava uns quantos nomes, só para dizer que me adorava. A amiga que eu tenho orgulho. Que venceu, e que brilha. E que ainda hoje faz parte da minha vida. E fará.
Há mais pessoas que marcaram a minha vida. Pessoas que me apoiaram, me deram bronca, mas que nunca me abandonaram quando eu mais precisei. A Ana Margarida, a Marta, a Diana, a Catarina, a Carina, o João Pinto, o João Pimenta, o Cláudio, o Parsec, o Pedro Reis, o Ricardo, o Hugo, o Rui, o Miro, o André Pires. E mais pessoas.
Hoje, já na universidade, tenho os melhores amigos do mundo. Tenho os melhores amigos que me acompanham desde caloira. Amigos com os quais se briga, se amua, mas que fica tudo bem, porque são os melhores amigos.
Mas sinto que estou a perder alguém.
A pessoa que me conquistou em poucos meses. A amiga que limpou as minhas lágrimas e eu limpei as delas. A amiga que chamou-me à razão quando eu não conseguia chegar lá sozinha. A amiga que aturou as minhas pancas, as minhas loucuras. A amiga que riu comigo até doer a barriga. Mas eu sinto-a mais longe. Mais afastada. E tenho saudades.

1 comentário:

LA disse...

Eu tenho saudades tuas e tenho pena que as coisas não estejam hoje a ser como as falamos ha uns meses atras :/