quinta-feira, 21 de abril de 2011

Da família

Imensas coisas não se podem escolher, ou mudar. Uma delas é a família. Pessoas do nosso sangue, rostos que sempre vimos presentes na nossa vida, como se existissem desde os primórdios da Terra. 
Pessoas que torturam falando, pessoas que metem o nariz na nossa vida porque sim, porque são família, têm esse direito.
Tudo começou na minha mãe, a ovelha negra da família, por ser mulher, por querer ser independente, por usar saia acima do joelho, por andar de bicicleta, por não querer saber de homens, por defender os irmãos, por ser ela, numa época que não era dela. 
Hoje sofre de Fibromialgia, mas a família acha que é mania dela. Hoje, como sempre vi acontecer, desde que me conheço por gente, desmaia, sofre, vai para o hospital, e a família acha que faz de propósito, para chamar a atenção. Hoje, como sempre, continua a fazer tudo pelos pais. E em troca, continua a ser a ovelha negra da família. 
E como boa ovelha negra que é, tem uma ovelha negra junior. Que anda na universidade em vez de arranjar um trabalho, que não arranja namorados e pensa em formar família como as primas, que deixou a mãe e o pai e vive noutra cidade onde "nem se sabe o que ela faz, com quem anda, ai Jesus!", que na comunhão solene usou fato azul-céu porque não queria parecer uma mini-noiva, e não quis fazer festa porque odiava ter que ser hipócrita. Porque não faz fretes, não sorri porque tem que ser, e não consegue ficar calada enquanto atiram pedras à ovelha negra mãe. 
Perdoem-me se isto são blasfémias, mas a minha família são os meus pais e aqueles que estão do meu lado, que me amam, me apoiam, me aceitam como sou. Podem não ter o meu sangue, mas têm o meu coração.

5 comentários:

.:GM:. disse...

Uma vez, uma tia minha ficou muito chocada quando eu lhe disse: "Nós escolhemos os amigos, não escolhemos a família." Percebeu a mensagem.

Jane disse...

Pelo menos esses podemos escolher! ;) Depois de tanta coisa eu só digo "quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais."!

LA disse...

Não te censuro porque eu penso exactamente da mesma forma baby ;)

Jane disse...

Ora pois, somos farinha do mesmo saco!;)

D disse...

Completamente. Não podia concordar mais! Infelizmente as pessoas não vêm isso e vivem de aparências!