sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mentalidades fechadas

Se há coisa que me tira do sério são pessoas com mentalidade fechada. E faz parte desse trupe pessoas que desprezam a comunidade e os avanços científicos, pessoas que criticam quem sonha e luta por ter um curso superior, quem gosta de acompanhar a evolução das coisas, quem quer saber mais e fazer mais.
Hoje estavamos a lanchar e eu comentava como estava a gostar da conferência que estava a decorrer, que valeu o preço que paguei, e um colega vira-se "Então mas tu pagaste para quê? Para que é essa conferência afinal?" ao que respondi que nessa conferência estavam a ser apresentados artigos e trabalho de pessoas da área, muitos deles inovadores, e o meu colega, com o maior desdém que conseguiu arranjar "F****-se, se era eu que pagava que ver os outros falarem sobre tretas".
Não são tretas, é o futuro. Eu bem sei que nem toda a gente nasceu para estudar, assim como nem toda a gente nasceu "para ser trolha" (como se costuma dizer), mas isso não justifica a falta de respeito que as pessoas têm umas pelas outras. E isso irrita-me. Até porque não é a primeira vez que esse mesmo colega diz a boca cheia "ah, eu sem curso nenhum ganho bem mais que esses todos que andaram a gastar dinheiro parar estar agora no desemprego".
Novamente, nada contra com quem não quer estudar, "cada macaco no seu galho", mas não é preciso desprezar assim.
Se não fosse dos técnicos, as casas e os equipamentos poderiam ficar para sempre em teorias apenas, mas nada do que temos hoje em dia existiria se não tivesse havido alguém antes a pensar, estudar, tentar criar, melhorar.
É assim tão difícil respeitar e viver em harmonia?

Sem comentários: