sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Da amizade

Há coisas que acontecem sem ser por acaso. E penso que é o caso das zangas entre amigos. Dizem que na Universidade se fazem amigos para a vida e eu acredito mesmo que sim. 
Sou finalista, pelo que já passei a fase de "amigas 4ever". Mantenho perto de mim pessoas maduras mas também totalmente loucas, ao mesmo tempo,porque me fazem bem, e porque sem elas a vida era uma seca. Conheci centenas de pessoas neste percurso, deixei de falar com umas quantas, perdi contacto com outras tantas, mas outras ficaram perto.
Especialmente uma. Conhecemo-nos quando caloiras e tínhamos uma amizade histórica. De ano para ano, mantinha-se, e as caloiras queriam sempre ser como nós. Unha e carne. Mas num dos Verões houve a gota de água, zanga feia. Chegamos a ficar sem nos falarmos. Como completas desconhecidas e por paneleirices. Chorei, muito! Quis fugir, desistir, desaparecer. Qualquer coisa que me desse a opção de não enfrentar aquela realidade. Mas fiquei, e tive que aguentar, resistir. E valeu a pena. Aos poucos fomos retomando o que quase havia sido perdido. Foi complicado, pois a confiança é algo frágil. Em passos de bebé, começamos praticamente do zero. Pensamos por vezes que já não nos conhecíamos, que eramos outras pessoas. Mas na verdade, tudo estava como antes. As mesmas pessoas, os mesmos gostos, as mesmas tontices. 
A história de como quase perdi a minha melhor amiga é, ainda hoje, dolorosa, e triste. 
Mas na verdade, serviu para nos fortalecer, para nos provar, a nós mesmas, que havia algo que era mais forte.
Se ainda tenho medo que algo semelhante volte a acontecer? Sim, tenho. E acredito piamente que também ela tenha. Porque quem gosta cuida, quem gosta teme. 
Mas o Futuro ninguém conhece, o Passado está no passado, com cicatrizes que carregam lições. O mais importante é o Agora, o Presente. O mais importante é aprender e crescer, dia após dia, como pessoas. E memorizar as tempestades, para que não se voltem a repetir os mesmo erros.
E curtir. Muito, porque a Vida são dois dias, e um já está a acabar.

Sem comentários: