segunda-feira, 4 de março de 2013

#A minha primeira vez...a entregar IRS

Pois é. Estamos em tempo de vacas magras e em Agosto de 2012 ganhei cojones e saí de casa. Tinha acabado a licenciatura e ia começar o mestrado, portanto achei que era hora de parar de dar despesas aos pais. Acabou por não ser bem assim visto que insistiram em pagar-me as propinas...E se não fossem eles não as teria conseguido pagar.
Ora então, comecei por trabalhar numa loja de roupa, num centro comercial, com horários de treta e uma boss vacarrona, pelo que 2 meses depois pus-me a andar de lá para fora. Mas ganhava muita bem, isso ganhava. Tive um mês de "férias" e entretanto fui para um emprego bastante diferente: vendedora porta a porta. 
Portanto passei de receber ordenado base, direitinho, e com contrato de trabalho, para um emprego a recibos verdes, sem ordenado base, sem garantias, sem nada. Foi drástico, é verdade, mas até estou a gostar, apesar das inseguranças, apesar das pessoas que apanho, apesar de ate agora receber pouco. 
Mas adiante, onde eu queria chegar é: sei que tenho que meter o IRS na segunda fase, por ter estado a recibos verdes (passei o primeiro em Dezembro). Mas e o resto? É que eu não me entendo com os IVA's e essas coisas todas...Ouço frases como "descontar pro IRS", "descontar o IVA", "descontar para a segurança social". E eu fico como um burro a olhar para um palácio. 
Sim, já fiz perguntas sobre isso, já googlei, mas nestas coisas eu sou mesmo lerdinha lerdinha lerdinha, e se houvesse por aí uma alma caridosa que me dissesse sem palavras caras e sem rodeios o que tenho que fazer, epa, até lhe dava um beijinho!

Anyone?:)

3 comentários:

Rachelet disse...

Ora vamos lá ver se consigo esclarecer-te do alto da minha passada experiência de recibeira, que nisto das finanças também sou maçarica.

IRS:
- entregas 1 vez por ano, até final de Março se entregares em papel nas finanças e trabalhares por conta de outrem (não é o teu caso agora, que és considerada trabalhadora independente; era assim quando estavas na loja, mas basta passares 1 recibo por ano para já seres integrada no grupo dos "indies");
- até final de Abril para independentes que entreguem em papel e até final de Maio se entregares pela Internet. Normalmente, é este o caso, mas não te aconselho a deixar para Maio, porque 1) quanto mais tarde entregas, mais tarde recebes o reembolso (se for o caso) e 2) o português deixa tudo para a última e costuma haver quebras no site nesse mês por haver tanta gente a fazer o mesmo.

IVA: só tens de tratar disto se tiveres ganho, no ano passado, um valor igual ou superior a 10 mil euros. Nesse caso, de 3 em 3 meses tens de entregar a declaração e pagar um X se não tiveres despesas aplicáveis que possas descontar. Quando tinha IVA, era uma seca, havia trimestres em que desembolsava 600 a 900 euros e isto numa altura em que dava para meter recibos de muito mais coisas do que agora se pode apresentar. Aconselho-te mesmo a perderes uma tarde nas Finanças para te explicarem este caso, porque não só é um bocadinho confuso, como convém saberes bem a que tens direito - senão, acontece-me o mesmo que a mim e, a meio das férias, recebes uma cartinha das finanças a dizer que lhes deves guito e é chato.

Espero ter ajudado alguma coisa! É uma seca e, quando estava na tua situação, ter-me-ia poupado muita chatice se me tivessem logo explicado pelo menos isto. ;)

Anónimo disse...

Já pensaste que os teus Pais, ou talvez o teuPai te possa ajudar, uma vez que falas Deles com tanto carinho e que segundo percebi hoje eras capaz de não querer a (Tua) tão desejada Liberdade!!! corrige-me se estou enganado. mas minha menina, tal como tu eu tbm desejei a tão famosa liberdade, até hoje estou a pargar por isso! mas nós fazemos as nossas escolhas, e temos de nos desembaracar, foi e é o que estou fazendo, com a excep~ção de não ter ajuda, pq. os meus Pais tem menos do que eu! um abraço e não desistas! tu, tal como eu consegues!

Anónimo disse...

Eu tbm fiz amesma coisa, e estou conseguindo. já pensaste pedir ajuda aos teus Pais? parece-me que são uns Pais muito bons, segundo o que li! e se calhar para as tuas duvidas em relação ao irs. será que eles, ou mais o teu Pai, te ajuda? já pensas-te nessa hipotese? eu infelizmente não tive nem teria. os meus vivem mal em todos os sentidos. faço-me entender? Jane, força. Tu consegues!